Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

lixo

por: idgnow/

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e o Ministério Público do Estado de São Paulo realizam durante a Semana do Planeta, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril, uma campanha para arrecadação de lixo eletrônico.

A população poderá descartar seus eletrônicos fora de uso nos 14 postos de coleta instalados em diversos bairros da capital e Grande São Paulo. Desses locais, 4 são novos, sendo dois permanentes (na sede do Ministério Público e na ESMP – Escola Superior do Ministério Público de São Paulo), e dois com funcionamento apenas durante a semana de conscientização (Fórum João Mendes e do Palácio da Justiça).

Essa ação integra o Programa de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) coordenado pela ABRELPE, que desde 2011 já arrecadou e deu destino adequado há mais de 200 toneladas de lixo eletrônico. “A Campanha da Semana do Planeta é o primeiro resultado do termo de cooperação que assinamos recentemente com o Ministério para estruturar um sistema permanente de coleta de REEE”, afirma o diretor executivo da organização, Carlos Silva Filho.

Nos postos de arrecadação estarão disponíveis coletores para o descarte dos equipamentos, tais como televisores, computadores, celulares, impressoras, câmeras fotográficas e filmadoras, CD players, eletrodomésticos em geral, entre outros equipamentos. Por conter metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, esse tipo de resíduo demanda um processo de gerenciamento e destinação diferenciados para que não cause danos ao meio ambiente e à saúde pública.

“Nosso objetivo é proporcionar à população uma alternativa para descartar adequadamente o lixo eletrônico, seguindo o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Queremos despertar e ampliar a sensibilização ambiental da sociedade para esta questão, tendo em vista que o volume desse tipo de resíduo vem aumentando em virtude do crescimento do consumo de eletroeletrônicos”, acrescenta Silva Filho.

Produção de lixo eletrônico
Do total de lixo eletrônico já arrecadado pelo Programa de Logística Reversa de REEE, 40% são produtos de informática, 25% eletrodomésticos portáteis, 15% equipamentos de áudio e vídeo, 12% telefones e 3% pilhas e baterias. Os 5% restantes dizem respeito a outros tipos de aparelhos e incluem brinquedos, chuveiros elétricos, instrumentos musicais.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a geração de REEE no mundo cresce cerca de 40 milhões de toneladas por ano, dos quais 80% acabam em países em desenvolvimento e são responsáveis por 70% dos metais pesados encontrados nos aterros e lixões, que acabam por contaminar solos e recursos hídricos. O Brasil está entre os países que mais descartam televisores – 700g/habitante/ano – ficando atrás de México e China.

Postos de coleta

Apenas quatro postos de coleta de lixo eletrônico funcionarão em comemoração à Semana do Planeta:

  • Sede do Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – Centro
  • Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) – Rua Treze de Maio, 1255 – Bela Vista
  • Fórum João Mendes – Praça João Mendes, s/nº – Centro
  • Palácio da Justiça – Rua Boa Vista, 20 – Centro

Os outros postos são fixos e aceitam coleta durante o restante do ano:

  • Extra Itaim – Avenida João Cachoeira, 889
  • Extra Morumbi – Avenida Rio Pinheiros, 16741
  • Extra Anhanguera – Marginal Tietê (ponte Anhanguera) – Avenida Samuel Klabin, 193
  • Extra Anchieta – Rua Garcia Lorca, 301 – São Bernardo do Campo
  • Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
  • Parque do Ibirapuera – Portão 3 do parque (entrada para a Bienal)
  • Câmara dos Vereadores – Viaduto Jacareí, portão principal
  • Prefeitura do Município de Francisco Morato – Rua Progresso, 161 – Centro
  • Cooperativa Reciclazaro – Ariston Azevedo, 10 Vl. Maria
  • Raposo Shopping – Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo

lixo eletronico

Share Button